quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Caixa de areia para a Educação Infantil - aprender a escrever brincando

Depois que comecei a usar a caixa de areia em sala de aula, as crianças têm tido ótimos resultados com a escrita. 

A cada nova letra que é apresentada e trabalhada, os alunos têm a oportunidade de riscar a letra na caixa de areia. Dessa forma, as crianças podem perceber o movimento e o traçado correto com a ajuda da professora.

Para fazer essa caixa de areia utilizei uma caixa de papelão com tampa, vedei com durex por dentro e por fora e coloquei areia colorida para ficar mais chamativo.

Por fora, a caixa foi forrada com desenhos das próprias crianças:




Vejam uma das crianças com a caixa em ação!


A caixa de areia oferece muitas outras possibilidades. As crianças podem desenhar ou simplesmente brincar livremente com a areia.

Pesquisando sobre caixas de areia, encontrei essas dicas do site da EBC para ensinar de maneira lúdica as letras e os numerais para as crianças: http://www.ebc.com.br/infantil/para-educadores/galeria/imagens/2013/01/sugestoes-de-brincadeiras-para-ensinar-letras-e

Um comentário:

  1. Olá , sou Francimary e adorei esse metodo da caixa de areia. Tenho filhas gemeas que estão fazendo o infantil II. Uma delas está tendo muita dificuldade em escrever letras cursivas visto que, na escola anterior, elas trabalhavam apenas com as letras de forma. Ela não tem interesse por cobrir os tracejados, tentar escrever sozinha e até mesmo pintar. Faço as atividades escolares todos os dias com elas e gostaria de utilizar brincadeiras e joguinhos que possam estimulá-la a gostar de escrever e estudar de uma forma mais divertida. Você pode me ajudar?

    ResponderExcluir